sábado, 12 de outubro de 2013

Lipídios- um pouquinho do básico

 Lipídios são moléculas de fórmula molecular variada que contêm hidrocarbonetos e compõem “blocos de montagem” da estrutura e função das células vivas. Diferentemente de outras classes de biomoléculas, não formam polímeros e não se caracterizam por apresentarem um grupo funcional específico. Em verdade, os lipídios se caracterizam por sua insolubilidade em água devido ao caráter apolar que apresentam.

   Em virtude disso, o grupo de lipídios é composto por uma ampla variedade de substâncias, que podem ser agrupadas em: gorduras, óleos, ceras, certas vitaminas, hormônios e a maior parte da membrana das células de proteína.

Composição


 Lipídios são compostos principalmente de hidrocarbonetos e são formas altamente reduzidas do carbono. Quando metabolizados, lipídios são oxidados para liberar grandes quantidades de energia e, portanto, são úteis para organismos vivos.

Origem


   Lipídios podem ser obtidos a partir de plantas e animais, usando solventes apolares como éter, clorofórmio e acetona.

Lipídios Hidrolisáveis/Não-hidrolisáveis


   Lipídeos que contêm um grupo funcional éster são hidrolisáveis em água. Esse grupo inclui glicolipídios, ceras, fosfolipídios e gorduras neutras. Lipídios Não-hidrolisáveis compreendem esteroides e vitaminas lipossolúveis (K,E,D,A). Gorduras e óleos são compostos de triglicérides (ou triglicerídeos), que, por sua vez, são formados por glicerol e 3 ácidos graxos para formar um triéster. A hidrólise completa de triglicérides produz três ácidos graxos e uma molécula de glicerol.

Abordaremos aqui algumas características de grupos lipídicos

 Ácidos graxos

   Ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa que podem ou não conter ligações duplas carbono-carbono. O número de átomos de carbono é quase sempre um número par e geralmente não ramificado. O ácido oléico é o ácido graxo mais abundante na natureza.
                       Crédito da imagem: Nacional Institute of General Medical Sciences

Óleos e gorduras/ceras

   São ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia longa e álcoois de longa. Gordura é o nome usado para designar os triglicerídeos que, à temperatura ambiente, encontram-se em estado sólido. Quando esses ésteres são encontrados no estado líquido à temperatura ambiente, eles são chamados de óleos.

Gorduras Mono/poli-insaturadas e saturadas

   Ácidos graxos que não apresentam carbono com duplas ligações são chamados saturados, os que possuem uma ligação dupla C=C são monoinsaturados e aqueles que têm duas ou mais ligações duplas são chamados de poli-insaturados.

   As gorduras saturadas são normalmente oriundas de animais, enquanto que as insaturadas costumam ter origem vegetal Devido à conformação espacial que as gorduras insaturadas apresentam em virtude das duplas ligações, suas moléculas não se “encaixam” tão bem quanto as de gordura saturada, e por isso a quantidade de energia necessária para provocar uma mudança de estado é menor. Assim, gorduras saturadas têm ponto de ebulição maior que os da insaturada.

Síntese e função dos lipídios no corpo

 Podem ser obtidos ou produzidos a partir da gordura ingerida na dieta. Alguns lipídios podem ser produzidos a partir de vias biossintéticas, mas outros podem ser conseguidos exclusivamente pela dieta, esses são os lipídios essenciais.
 As principais funções desempenhadas pelos lipídios são: Composição da membrana plasmática, reserva energética, proteção mecânica de órgãos, precursores de hormônios, proteção contra o frio.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário