domingo, 6 de outubro de 2013

Tecido Adiposo: Considerações Iniciais



Definição



   O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo composto por diferentes tipos de células, como os adipócitos, células endoteliais, macrófagos, células do estroma vascular, fibroblastos, préadipócitos, dentre outros, mas há o predomínio dos adipócitos no tecido em questão. Ele é encontrado principalmente na tela subcutânea, contudo pode ser visto envolvendo alguns órgãos, como coração e rins.

Funções


   Uma das funções principais do tecido adiposo é o armazenamento de gordura em forma de triacilglicerol, para fins energéticos. Atua também como isolante térmico, ao contribuir para a manutenção da temperatura corporal, como amortecedor, ao se posicionar entre órgãos, e com isso ajuda a manter o posicionamento dos órgãos no corpo, e possui função endócrina produção de adipocina; esse assunto será abordado com mais detalhes ao se falar de tecido adiposo branco, no próximo post.


Desenvolvimento Evolutivo



   Na embriologia, estuda-se que a origem embrionária do tecido adiposo (tipo de tecido conjuntivo) é a mesoderme.

   Na figura abaixo, pode-se ver em detalhes que as células do tecido adiposo são provenientes de uma região lateral da mesoderme, e seu processo de diferenciação:

   Em termos de evolução, o tecido adiposo pode ser encontrado sob duas formas: o tecido adiposo branco (TAB) ou tecido adiposo unilocular, tipo de tecido com maior predominância em indivíduos adultos e serve como depósito para o excesso de energia; e o tecido adiposo marrom (TAM) ou tecido adiposo multilocular, que apresenta como função a geração de calor através do desacoplamento mitocondrial da oxidação lipídica e é encontrado exclusivamente em mamíferos.

   Produtos de genes e vias metabólicas compreendendo e controlando tecidos adiposos são traçadas a partir de suas origens em invertebrados, passando por vertebrados inferiores aos mamíferos e pássaros.

   Muitas funções do fígado e pâncreas de mamíferos ocorrem em tecido adiposo em animais inferiores. Aborda-se-ão diferenças entre tecido adiposo branco e marrom em posts subsequentes sobre tecido adiposo.




Referências:
http://www.luzimarteixeira.com.br/2010/06/adipocinas-obesidade-e-doencas-cronicas/
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/33576/tecido-adiposo-morfologia-e-funcao
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_adiposo
http://www.todabiologia.com/anatomia/tecido_adiposo.htm
http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-1-4614-0965-6_8
Imagens
http://www.deltagen.com/target/histologyatlas/atlas_files/musculoskeletal/adipose_tissue_white_40x.jpg
http://lifemapdb.blob.core.windows.net/pub/uploadedFiles/images/Embryonic_Adipose_Origin.png

Por João Guilherme Léo

Nenhum comentário:

Postar um comentário