sábado, 5 de outubro de 2013

Metabolismo


 
   imagem disponível em: http://www.grupoescolar.com/a/b/B813C.jpg

Este texto inicia uma série de postagens que vão tratar do metabolismo e das alterações que a obesidade pode provocar nele.  Primeiramente, o conceito de metabolismo deve ser esclarecido.  Metabolismo representa o conjunto de reações químicas que, em rede, permitem a obtenção, o armazenamento, a utilização da energia e conversões entre tipos diferentes de substâncias e que permitem o funcionamento de um organismo vivo. Os compostos encontrados nos organismos sofrem contínua degradação e precisam ser repostos, para analisar melhor essa degradação e essa reposição, os processos metabólicos são divididos em: processos anabólicos, que consistem na síntese de substâncias e processos catabólicos, que consistem em sua degradação.
Uma vez que a obesidade está associada a um consumo energético exagerado e tem como característica o acúmulo de peso corporal, ela deixa de ser uma questão pontual, pois todo o organismo funciona de modo integrado. Assim, ela acaba por propiciar uma série de outras doenças, como Diabetes Mellitus, Doença cardiovascular, doenças respiratórias, doenças da vesícula biliar, pancreatite aguda e até doenças psiquiátricas.
O metabolismo, logicamente, influi nesse processo, pois a velocidade com que as reações químicas ocorrem, característica de cada um, ajuda a explicar por que pessoas que têm o mesmo consumo de calorias podem acumular diferentes quantidades de gordura.
Nessa linha de pensamento, as postagens seguintes se proporão a explicar como  substâncias como o açúcar (tema de grande relevância para esse blog) e os lipídeos estão relacionadas com a obesidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário