quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Doenças relacionadas à obesidade: diabetes tipo II

     A obesidade é uma doença que não ocorre sozinha. Em decorrência dela e como causa dela, existem várias outras doenças associadas, como se pode ver na imagem ao lado. A partir deste post, publicarei uma sequência de doenças a ela relacionadas, os motivos dessa relação e possíveis curas. Iniciando a partir da diabetes tipo II.

Diabetes Tipo II e Obesidade

     O diabetes mellitus tipo II é também chamado de insulinoindependente, ou seja, há uma resistência à insulina: neste tipo de diabetes, os receptores de insulina adquiriram uma menor afinidade ao hormônio devido à sua constante estimulação. Deste modo, a quantidade de insulina necessária para realizar a mesma reação em pessoas com diabetes tipo II, se comparada à quantidade necessária em pessoas sem diabetes, é muito maior.

     A insulina age em diversos órgãos do corpo humano. Dentre eles, o tecido adiposo, responsável pelo armazenamento de gordura na forma de triglicerídeos e ácidos graxos, principalmente, é estimulado pela insulina para realizar esse armazenamento. Os adipócitos, ao receberem o estímulo da insulina, absorvem ácidos graxos da corrente sanguínea, tranformando-os, em seu citoplasma, em triglicerídeos (3 ácidos graxos + glicerol) e, desso forma, armazenando gordura. Uma forma de síntese de ácidos graxos, que serão absorvidos pelos adipócitos, é a partir da transformação de glicose em ácidos graxos, tarefa realizada no fígado. Após essa síntese, os ácidos graxos podem ser enviados para a corrente sanguínea e, em seguida, absorvidos pelo tecido adiposo.

    É desta forma que, portanto, a obesidade está intimamente relacionada à diabetes tipo II. Com o aumento de ingestão de carboidratos refinados e de rápida absorção, tais como glicose e frutose, há um aumento da insulinemia sanguínea. Isso faz que o tecido adiposo absorva e mantenha mais gordura, aumentando de tamanho e gerando obesidade. A longo prazo, essa alta isulinemia pode gerar resistência à insulina, ou seja, diabetes mellitus tipo II.

Tratamentos para diabetes mellitus tipo II

     O principal tratamento não-medicamentoso para este tipo de diabetes é a diminuição da ingestão de carboidratos, o que irá diminuir a insulinemia uma vez que diminuirá a concentração de glicose no sangue. Uma das dietas recomendadas é a dieta do Dr. Atkins, desenvolvida na década de 1960. Essa dieta prega o baixo consumo de carboidratos. Experimentalmente, ela diminuiu as taxas de obesidade e diabetes tipo II em vários grupos de pessoas desde essa época até os dias atuais. 

      Além disso, existem diversos remédios que ajudam na diminuição da glicose sanguínea, gerando o mesmo mecanismo acima citado (baixa glicemia -> baixa insulinemia -> menor absorção de ácidos graxos pelo tecido adiposo -> emagrecimento).

Referências:
Palestra ministrada pelo Dr. Gary Taubes sobre: "Por que nos tornamos gordos?"  ("Why we get fat?").
Palestra ministrada pelo Dr. David Diamond sobre: "Mitos e más informações sobre gordura e colesterol: como ciência de má qualidade e grandes negócios criaram a epidemia de obesidade) ("Myths and Misinformation about fat and colesterol: how bad science and big business created de obesity epidemic").

Nenhum comentário:

Postar um comentário