terça-feira, 12 de novembro de 2013

Doenças relacionadas à obesidade: Esteatose Hepática Não-Alcoólica

O que é esteatose hepática não-alcoólica?

     Esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado acima da taxa normal, que é por volta de 10% da massa desse órgão em gordura. Quando a porcentagem passa desse número, diz-se que a pessoa está com esteatose hepática.  Ela pode acontecer em consequência de diversas doenças, tais como colesterol elevado, rápida perda de peso, diabetes mellitus tipo II, drogas e obesidade.

     A esteatose pode ser detectada por meio de ultrassonografia. Esse método, porém, não tem sensibilidade suficiente para se descartar ou confirmar esteato-hepatite, esteatose em grau avançado que causou inflamação no fígado. A diferenciação entre esteatose hepática e esteato-hepatite pode ser feita através de exames laboratoriais que detectam a atuação de enzimas hepáticas: na esteatose hepática elas estão normais enquanto na esteato-hepatite há um aumento delas.

     A esteatose hepática possui três graus baseados na quantidade de gordura acumulada no fígado:
          - Grau 1: leve acúmulo de gordura;
          - Grau 2: moderado acúmulo de gordura;
          - Grau 3: grande acúmulo de gordura.

Esteatose e Obesidade

     A patogênese da esteatose permanece parcialmente conhecida e o estresse oxidativo ligado à obesidade é um dos mecanismos possivelmente envolvidos. Além disso, o mecanismo de transformação da gordura depositada no abdome em ácidos graxos livres que serão, então, transportados para o fígado pode ser outra causa. Isso porque, ao chegarem no fígado, eles serão parcialmente transformados em VLDL e LDL, mas também podem ser absorvidos anormalmente pelos hepatócitos devido à alta disponibilidade de ácidos graxos.
 
     Dessa forma, a obesidade está altamente relacionada à esteatose hepática por fornecer ácidos graxos em excesso de modo que o fígado fique sobrecarregado e absorva esse excesso, dando início à esteatose hepática não alcoólica.

     Alguns dados:
          - Cerca de 70% dos pacientes com esteatose hepática não alcoólica são obesos.
          - A perda de 60% do excesso de peso, após cirurgia bariátrica, leva à resolução de 84% de esteatose em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica.

Tratamentos

     Não há tratamento direto para esteatose. O que se deve tratar são suas causas, sendo a principal medida a regulação do peso, uma vez que a obesidade é fator de risco para essa doença. Além disso, um estudo revelou que a perda de peso após a cirurgia bariátrica levou à resolução de 84% dos casos de esteatose hepática.


Referências::
Artigo da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO - sobre "Doenças Desencadeadas ou Agravadas pela Obesidade";

Por Letícia Valério

Nenhum comentário:

Postar um comentário