sábado, 2 de novembro de 2013

Ácidos graxos

   Ácidos graxos ou ácidos gordos são ácidos carboxílicos que constituem uma classe de biomoléculas lipídicas e são assim denominados por estarem associados à gordura. Os principais ácidos graxos apresentam cadeia não ramificada e número par de átomos de carbono, podendo ser saturados ou insaturados.
   Em virtude  da(s) dupla(s) ligação(ões) presente(s) nos ácidos graxos insaturados, pode-se dividi-los em cis e trans. Devido à tensão causada pelo arranjo conformacional da forma cis, ela tende a ser termodinamicamente mais instável. Entretanto, devido à estereoespecificidade das enzimas, os isômeros cis são preferencialmente produzidos na biossíntese de lipídios.
   Os ácidos graxos podem ser obtidos a partir da hidrólise de triacilgliceróis, uma vez que estão incorporados em seus grupos acila. As figuras abaixo esquematizam, respectivamente, os principais tipos de ácidos graxos encontrados na natureza e o percentual de alguns ácidos graxos encontrados em certos alimentos. (Os símbolos para identificação do ácido graxos consistem de um sistema alfanumérico em que o C alude a carbono, o número que precede ‘’:’’ se refere ao número de carbonos, o número seguinte ao ‘’:’’ indica a quantidade e a posição da(s) instauração(ões) ).

Figura1

                                                                            Figura 2


Referências:
Imagens disponíveis em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário