Agora que os principais vetores metabólicos relacionados à obesidade foram apresentados, resta-nos explicitar, de forma mais específica, as relações de cunho prático entre metabolismo e obesidade. Como já vem sendo exposto ao longo da confecção deste blog, à obesidade se relacionam diversas comorbidades, como diabetes, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. Este texto aborda as mudanças que a obesidade causa no metabolismo, facilitando a associação entre a obesidade e essas doenças.
Excesso de ácidos graxos livres no plasma
Estudos mostraram que, em indivíduos com obesidade central, há uma grande tendência a haver hiperplasia dos adipócitos. Relatou-se também que nesses adipócitos aumentados a regulação da lipólise é menos eficiente, o que acarreta uma liberação excessiva de ácidos graxos no plasma, mesmo em período pós-prandial.
- Resistência à insulina
Segundo a teoria da lipotoxicidade, esse excesso de ácidos graxos livres apresenta efeitos devastadores para a ação de insulina. Isso acontece porque esse excesso de ácidos graxos estimula a mobilização e a ação de um grupo de proteínas cinases chamado PKC. Um efeito direto da ação dessas cinases, naturalmente, é a fosforilação, mas nesse caso, tem-se como efeito secundário a fosforilação da porção intracelular do receptor de insulina, que, em virtude disso, perde sua função.
-Aterosclerose
O excesso de ácidos graxos também pode causar lipotoxicidade vascular, com consequente disfunção do endotélio, que fica mais rijo, podendo acarretar aterosclerose.
-Disfunções cardíacas
Segundo um estudo feito no ano passado(2012), pesquisadores brasileiros verificaram que um fator que pode relacionar obesidade e perda da função cardíaca. Nesse estudo, eles perceberam que, em ratinhos submetidos à condição de obesidade, há uma regulação na expressão gênica de proteínas envolvidas na regulação do Ca++ miocárdico, concluindo que a obesidade provoca disfunções cardíacas.
Por Andressa Rosa
Referências
LIMA-LEOPOLDO, Ana Paula et al . Influência de prolongados períodos de obesidade sobre a expressão gênica miocárdica. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , v. 100, n. 3, Mar. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013000300004&lng=en&nrm=iso>. access on 03 Dec. 2013. http://dx.doi.org/10.5935/abc.20130045.
Nenhum comentário:
Postar um comentário